Vida Significativa

Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on linkedin

“Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes” (Fernando Pessoa).

Estar de corpo e alma na ação e incluir-se em todas as nuanças e modalidades do nosso ser – esta é a tradução do professor Leandro Karnal para a ideia apresentada pelo poeta português Fernando Pessoa. Entendendo e compreendendo a importância do momento presente, para ser grande e viver significativamente, precisamos perceber claramente o que de fato nos motiva, aquilo que nos toca, aquilo que nos emociona, aquilo que nos afeta positivamente. Refletindo e avaliando cada dimensão da vida, damo-nos conta de outro aspecto extremamente relevante para vivermos com significado e integralmente em cada coisa, conforme explicou o professor Mario Sergio Cortella:

“Cansaço é quando quero dormir mais um pouco; estresse desmotivador é quando nem quero levantar. Portanto, motivar é ser sensibilizado, tocado por algo. Se for positivo, eleva; se for negativo, eu quero escapar”.

Há pessoas que passam fazendo autópsia na vida, identificando apenas aquilo que deixou de ser, afirma o filósofo Cortella. “Seja passado o passado. Tome-se outro caminho e pronto” (Miguel de Cervantes). Por isso, no dia chamado “HOJE”, põe quanto és no mínimo que fazes. Para ser grande, sê inteiro; nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa!

Robson de Oliveira Rosa
Psicólogo clínico e organizacional

 

Artigos recentes

plugins premium WordPress