Trabalhando como psicólogo clínico e organizacional, tive o privilégio de atender diversos profissionais e constatar algo interessante e favorável para o bem viver: a força de alguém que sabe o que quer é avassaladora!
Para reforçar a ideia e refletimos sobre a importância de uma atitude mental positiva e postura ativa, quero retomar uma frase de um homem que admiro muito, que foi Friedrich Nietzsche: “Demore o tempo que for para decidir o que você quer da vida, e depois que decidir não recue ante nenhum pretexto, porque o mundo tentará te dissuadir”. Alguém pode indagar: “Eu não tive estímulo.
Cresci num ambiente desfavorável, precário, ou seja, não tive oportunidade na vida”. Afinal, podemos considerar sim que um aspecto psicológico de paralisia subjetiva pode inviabilizar seu enfrentamento do mundo real.
Ainda assim, quem tem consciência de si e do seu passado, hoje, mesmo sem ter tido estímulo, pode tomar uma decisão favorável em seu favor para viabilizar seu enfrentamento do mundo real/concreto.
Portanto, vale a máxima: conhece-te a ti mesmo. O autoconhecimento é muito importante no processo de crescimento e desenvolvimento contínuo. O custo de tudo é o esforço. O esforço dá resultado. Por isso, a força de alguém que sabe o que quer é avassaladora.
Robson de Oliveira Rosa.
Psicólogo Clínico e Organizacional