“Em todo desafio há uma ‘desconfiança’, coloca-se em dúvida a possibilidade de realização de uma ação – e, portanto, acena-se para o perigo” (Terezinha Azerêdo Rios).
É possível transformar a realidade atual com decisão, estratégia (a capacidade de antever e preparar os passos seguintes), trabalho e coragem. Você já notou e tem consciência de que tudo pode ser diferente do que é. Portanto, podemos nos desafiar e buscar algo novo, interferindo em nosso favor proativamente e objetivamente, a fim de vivermos com mais sentido e significado.
O comandante de embarcações Amyr Klink disse: “quando colocamos projetos em prática, constatamos que podemos mudar, refazer, consertar milhares de coisas. Quase tudo, na verdade – com exceção do tempo”. Uma hora perdida é uma hora perdida, relembra o capitão. Por isso, descubra seu ponto mais forte, aquilo que você faz de melhor e trace sua meta, ressalta o diligente ex-atleta Joel Jota.
Talvez você deseje ocupar-se mais consigo e criar alternativas para uma vida mais saudável. Quem sabe contribuir para uma convivência familiar amorosa, atenciosa, harmoniosa, acolhedora e divertida. Um novo projeto profissional aonde você possa atuar com mais autonomia, liberdade e criatividade.
Contudo, você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas, se você não fizer nada, não existirão resultados, disse o saudoso e extraordinário ser humano Mahatma Gandhi.
Robson de Oliveira Rosa
Psicólogo clínico e organizacional