“Seja a mudança que você quer ver no mundo” (Mahatma Gandhi).
Hoje, 18 de abril de 2022, meu amado e querido filho, Pedro Henrique, está completando 11 anos de idade. No processo de relação formativa, eu e a minha esposa estamos conscientes de que o trabalho de parto não termina na maternidade. Portanto, ativamente buscamos capacitação em cursos e livros, também participamos ativamente de grupos de pais, na expectativa de trocarmos experiências para o pleno desenvolvimento da relação pais/filhos. Li e reli algumas vezes a frase do grande líder indiano Mahatma Gandhi para o Pedro: “Seja a mudança que você quer ver no mundo”.
Ele está atento aos fatos e ocorrências que acontecem no mundo, sabe que vivemos dias turbulentos: crise política, guerra, injustiça, fome, miséria, corrupção, apodrecimento da esperança, aquecimento global etc. Aflições, incertezas e frustrações. Contudo, de forma pedagógica, está aprendendo e ouvindo histórias de pessoas que agiram estrategicamente para o bem viver coletivo; pessoas que se posicionaram positivamente para o progresso da humanidade e contribuíram para o bem-estar da população.
Por exemplo, Albert Schweitzer, que atuou como médico e ajudou extraordinariamente o povo africano, disse uma das frases que eu mais aprecio:
“A tragédia não é quando um homem morre. A tragédia é o que morre dentro de um homem quando ele está vivo”.
Na condição de pai, desejo que o Pedro tenha uma vida significativa e relevante na sociedade. Filho, feliz aniversário! Papai ama você com amor eterno! Parabéns!!!
Robson de Oliveira Rosa
Psicólogo Clínico e Organizacional